terça-feira, 1 de março de 2011

The Social Network de David Fincher

Espero que não seja mau sinal começar o blogue com um pedido de desculpas. O meu versa, antes de mais, pela óbvia escolha que fiz para uma primeira entrada. Posso, no entanto, defender-me: a banda sonora de Trent Reznor e Atticus Ross em The Social Network (2010) conseguiu arrecadar 6 prémios, entre eles o da Academia, aos quais é-me impossível ficar indiferente. E independentemente das discussões que se geraram sobre se a trilha é ou não merecedora de tais prémios, a verdade é que é pelo menos de se lhe tirar o chapéu. Também eu esperei (e desesperei) até ao momento em que a estatueta  dourada pousou nas mãos de Trent Reznor e Atticus Ross  há duas noites atrás; e também tive algumas dúvidas sobre se não teria a Academia cometido um erro em optar por The Social Network ao invés de Inception (2010), de Christopher Nola, para o prémio de Melhor Trilha Original.

Depois percebi. Depois de comparar ambos os filmes, percebi que este é um conjunto de músicas perfeitas, que perfeitamente encaixam nas cenas de David Fincher. Uma mistura de sons que tão bem caracterizam a era digital e o Facebook. Que nos transportam desde o momento em que Mark Zuckerberg, bêbedo e rejeitado pela namorada, cria uma rede social (o FaceMash) onde pudessem ser fisicamente comparadas jovens estudantes, até ao momento da criação do Facebook, a ferramenta da Internet mais utilizada a nível global.
A ruptura com os padrões a que nos acostumamos quando falamos da dupla "grandes  filmes, grandes músicas" foi, na minha opinião pouco cinéfila, o que fez  de Trent Reznor e Atticus Ross os vencedores da categoria nesta edição dos Óscares. The Social Network reúne faixas de cariz pós-industrial e experimental - se assim me permitem rotular - o que acaba por ser uma escolha não tão óbvia quando se tem a Academia como referência. A predominância de melodias pouco usuais fazem desta banda sonora um exemplo a seguir. Variam desde sons bem ao estilo do famoso jogo Pacman, a edições de clássicos como "In the Hall of the Mountain King" (sim, é verdade).

In Motion de Trent Reznor e Atticus Ross


PUBLICADO POR JOÃO BARROSO

1 comentário:

Diana Duarte disse...

Dei uma olhada pelo blog e vejo aqui algo que pode crescer. Uma ideia muito boa, com artigos e título à altura :) vou seguir.