sexta-feira, 29 de abril de 2011

This is England de Shane Meadows

Esta é uma história sobre skinheads. Em 1983, um jovem problemático de 12 anos é acolhido por um grupo desta subcultura; a mesma cujas raízes remetem para os anos 60, época do ska, do soul e do reggae. É a história de um jovem que é apanhado no confronto entre esta facção e a facção ligada aos movimentos nacionalistas, declamadores da segregação racial, da violência e da anarquia.
This is England (2006) é quase um documentário. Trata-se um retrato fiel da escalada de grupos de jovens até à marginalidade. E Meadows atenua eficazmente a fronteira entre o que é ficção e o que é real, não fosse o filme  baseado em experiências da sua própria infância: "Também eu fui skinhead em 1983", disse o realizador em entrevista ao The Observer.
Talvez seja este o motivo que faz de This is England algo tão credível. E isso transparece na excelente banda sonora - composta por temas originais do compositor italiano Ludovico Einaudi e por temas adaptados de bandas como Toots & Maytals e UK Subs. O minimalismo de Einaudi contrasta com a génese das restantes músicas constituintes da banda sonora, pondo termo à inconsciência de uma geração que não conhecia nada senão divertimento; que não pensava nas consequências dos seus actos.
Vive-se este filme. Vive-se neste filme. This is England não é uma realidade distante. Hoje o mundo esteve de olhos postos numa Inglaterra unida em torno de uma causa - o casamento na família real. Temeu-se a invasão das ruas londrinas por grupos anarquistas. Os mesmos responsáveis pelas histórias racistas e xenófobas que os média veiculam.
O que é Inglaterra, afinal?
Não é por acaso que, ainda no ano passado, Shane Meadows e Jack Thorne (guionista) deram continuidade a This is England numa série de apenas quatro episódios, cuja acção decorre três anos após a história do filme - o projecto chama-se, portanto, This is England '86.
Aqui para nós, não será também por acaso que a banda sonora da série esteja também a cargo de Ludovico Einaudi. Deixamo-vos, ainda assim, com uma proposta diferente:

Warhead de UK Subs

PUBLICADO POR JOÃO BARROSO

2 comentários:

mi disse...

Ontem o meu irmão mostrou-me o trailer desse filme. Que coincidência :p

João Barroso disse...

É genial; não podes deixar de ver!